top of page

Por que é tão difícil mudar o rumo da vida? Conheça a mente das pessoas de alta performance




Olá pessoal, tudo bem com vocês?

A partir de hoje, começo a publicação de artigos sobre desenvolvimento contínuo e produtividade. Inicie a sua semana se informando sobre as ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional, dicas para gestão e novidades na área.

Gostou do que eu escrevo? Lhe foi útil? Compartilhe e me siga para que eu continue produzindo conteúdo de qualidade. Acesse meu perfil e saiba mais sobre mim.

Cada vez que pensamos que o problema não é nosso, essa atitude é o problema. Stephen Covey (Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes)

Hoje, trago um assunto que é recorrente em minhas consultorias. Cada vez mais tem sido costumeiro eu escutar: “Natália, estou cansado, não consigo alcançar minhas metas, estou atrasado com o meu serviço, minha rotina está uma bagunça, preciso mudar a minha vida”.

Muitas pessoas querem MUDAR o rumo de suas vidas ou querem melhorar a rotina extenuante para dar andamento a outros projetos, mas têm dúvidas por onde começar a mudar e como fazer, para ser um profissional de alta performance (e estender isso para outras áreas).

Bom, se você está preso em um ciclo de padrões ruins e repetitivos, que só te atrapalham e que nada contribuem para o seu crescimento. Se sente que está em um loop eterno de tropeços. Calma. Há uma explicação e há um caminho para iniciar a mudança.

Primeiramente é importante ter a VONTADE. Ela é fundamental. O desejo genuíno de sair do lugar, de deixar o “velho Eu” para trás. A vontade vai te fazer dar o primeiro passo. Mas além dela, é preciso CONHECIMENTO E MÉTODO.

Digo isso, porque mudar é difícil, eu concordo com você e sei bem sobre esse assunto, pois, já tive meus tropeços ao tentar mudar certas áreas em minha vida e lido com gestão de pessoas a mais de 15 anos. E não é à toa que ninguém gosta de sair do lugar. Mudar significa: pensar de outra forma, encontrar novos espaços, entrar em situações que te deixam desconfortável. E convenhamos, quem é que quer se colocar em uma situação desconhecida?

Mas aqui vem a característica mais importante da produtividade eficiente e do desenvolvimento contínuo. De ter uma vida mais sadia, abundante e inovadora a cada ano. A mente de uma pessoa produtividade está acostumada a mudanças, não fica satisfeita com a mesmice, abraça as novidades e não tem medo de mudar.

Não mudar, e não trabalhar na melhor versão que você pode ser no mundo atual, é fatal. Se você não se atualiza no trabalho, corre o risco de ser superado. Na vida pessoal, se as coisas caem na mesmice, a vida familiar fica enfadonha, não é assim? A vida é movimento. Analise o ritmo das tecnologias que temos acesso e para quantas estamos precisando nos adaptar e quantas mais existem e que não conseguimos acompanhar. Para além disso, as mudanças climáticas, os conflitos geopolíticos e econômicos. O ritmo da vida é de mudança. Por isso, a gestão da carreira e da vida pessoal tem que ser uma reinvenção constante. Em um mundo que muda constantemente, os mais produtivos e com a vida pessoal mais equilibrada e para os quais, as oportunidades aparecem, são àqueles que têm uma grande capacidade de adaptação. Charles Darwin, quando lançou “A origem das espécies”, destravou uma chave muito importante para o entendimento do ritmo da vida: o que faz uma espécie permanecer e ser relevante, é a capacidade dela se adaptar ao meio ambiente e não necessariamente o mais forte.

Com isso, nota-se que a adaptação ao meio está ligada a uma estratégia de sobrevivência. A capacidade, de repensar, agir de outra forma dado um problema externo. A de se ter em mente que, em primeiro lugar:  a vida é movimento, é transformação. As coisas não são fixas.

Então, um sinal de alerta tem que estar aceso em sua cabeça se a sua vida não está mudando de nível, evoluindo de patamar, – e com isso quero dizer - se você está no mesmo lugar do ano anterior, e do ano anterior, e repetindo os mesmos hábitos que não te fazem crescer.

Então, "como eu mudo?", você deve estar se questionando. Acabei de comentar que a adaptação ao meio está ligada a uma estratégia de sobrevivência. Ou seja, mudar requer de nós método, um plano a ser seguido. Mas não qualquer um. Um método com planejamento assertivo excelente, e que vai produzir mudanças significativas em você, porque se isso não for feito da forma correta, você corre um sério risco da intenção, da vontade inicial, ser desperdiçada. Ou seja, você começa, mas como não tem método (estratégia) se distrai, perde o foco e acaba voltando para o loop de procrastinação, enlaçado pelas distrações da vida. E aqui é que entra o CONHECIMENTO. Lembra, eu iniciei esse artigo falando sobre a VONTADE + CONHECIMENTO + MÉTODO = MUDANÇA.

Expliquei até aqui a importância de enxergar a dinâmica da vida para despertar em você a vontade dedar o primeiro passo. Pois, hoje em dia, as distrações são inúmeras, e muitas pessoas as apontam como uma das maiores causas da dificuldade das mudanças. Mas isso são os fatores externos. E o que nós podemos mudar, são os fatores internos, esses sim, são os que dependem de nós. No próximo artigo falarei sobre conhecimento e método.

Gostou do texto? Eu contínuo a tratar do assunto neste vídeo no meu canal, com apresentação de exemplos e exercícios práticos. Acesse e vamos juntos trabalhar em nossa melhor versão.

No vídeo, trago conhecimento, exercícios e aplicações práticas para colaborar com o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Até a próxima,

Nati Ramos.

 

Comments


foto Nati divulgação.png

Olá, que bom ver você por aqui!

Meu objetivo é propor reflexões acerca de situações cotidianas, através das minhas impressões de leitura. Vamos trocar conhecimento? 

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Youtube
  • Instagram

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Natália Ramos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page